quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O "alinhamento" com o genitor guardião e a violência psíquica.


(Texto resumido do livro Crianças no labirinto das acusações da Doutoranda em psicologia Marcia Ferreira Amendola – Ed. Jurua)


De acordo com Nogueira e Sá (2004), a coação e o constrangimento psíquico podem estar presentes na relação entre a criança e sua mãe, quando vigora a intenção desta última de impedir a criança a aceitar e acreditar no abuso sexual como realidade.

A partir da compreensão de Chauí (2000) e Nogueira e Sá (2004), podemos entender que coagir uma criança a acreditar em uma história de abuso sexual é uma violência de ordem psíquica.


[...] a violência é entendida como o uso da força física e do constrangimento psíquico para obrigar alguém a agir de modo contrário à sua natureza e ao seu ser. A violência é a violação da integridade física e psíquica, da dignidade humana de alguém. Eis por que o assassinato, a tortura, a injustiça, a mentira, o estupro, a calúnia, a ma-fé, o roubo são considerados violência, imoralidade e crime. (CHAUÍ, 2000, p.433)


Por sua vez, Wallerstein e Kelly (1998) descrevem um tipo de situação que pode existir após a separação conjugal denominada “alinhamento” (p. 95) da criança como guardião. O alinhamento é definido como um relacionamento específico que ocorre quando um dos pais e um dos filhos estabelecem alianças ou vínculos entre si.


Desta forma, o alinhamento com o genitor que detém a guarda está mais propenso a se manter, não só pela intensidade dos sentimentos subjacentes ao divórcio, mas em função dos vínculos de dependência e afinidade, assim como pelo “reforço diário” (WALLERSTEIN & KELLY, 1998, P. 96), isto é, pela convivência cotidiana. Neste caso, crianças muito jovens tendem a ficar aos cuidados da mãe, com propensão a formar tais alianças.


Nos dizeres de Sanderson (2005, p.202):

“é essencial observar tanto a criança quanto a constelação de sinais e símbolos indicativos de ASC (Abuso Sexual da Criança). É preciso contextualizar a situação conhecendo a criança, sua família e seu mundo social, assim como os sinais e sintomas observados. Para proteger a criança de modo adequado, precisamos evitar julgamentos precipitados da ocorrência do abuso, uma vez que um diagnóstico errado ou prematuro pode causar trauma desnecessário tanto na criança quanto na família.


Nenhum comentário: